QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ação Humana no Planeta - Desenvolvimento sustentável


Estamos publicando uma pesquisa sobre o que é desenvolvimento sustentável. Também estamos postando um vídeo com um exemplo de como uma pequena ilha dos EUA conseguiu reciclar 98% do lixo produzido.


O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável irá depender do planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais os quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos dependem não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos, assim como, o aumento da reutilização e da reciclagem.

Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/

Para complementar nossa pesquisa, selecionamos um vídeo muito interessante sobre consumismo X sustentabilidade. Assistam, vocês não se arrependerão!

Segue o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=N5WCndQZ7A8

Ilha de Nantucket, nos EUA, tem índice de reciclagem do lixo em incríveis 98%


Segue o link com a notícia e o vídeo apresentado pelo Jornal Nacional:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/de-cada-100-toneladas-de-lixo-produzidas-nos-eua-so-11-sao-recicladas.html


Esperamos que todos apreciem nosso trabalho.

Guilherme e Tatiana - 194

Um comentário:

  1. Muito boa a pesquisa de vocês.
    Vou tentar postar a nota o quanto antes.
    Boas férias.
    Prof. Lucas

    ResponderExcluir