QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Homem está destruindo o mundo

Em uma época em que catástrofes naturais são cada vez mais freqüentes e devastadoras, as diversas nações do planeta começam a se importar com as conseqüências da industrialização acelerada adotada no último século. A emissão de gases poluentes na atmosfera – apenas uma das várias ações do homem que vêm modificando a natureza –, além de contribuir para o aquecimento global, traz inúmeros problemas de saúde para moradores de grandes cidades, onde se concentra mais da metade da população mundial. No Brasil, as queimadas na Amazônia levaram Pascal Lamy, presidente da Organização Mundial do Comércio, a defender a internacionalização da floresta na época de sua candidatura. Nunca discutiu-se tanto sobre o meio ambiente.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.

Mata Atlântica

Temos como exemplo desta ação do homem, a Mata Atlântica. Desde o descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica vem resistindo bravamente à ação do homem. Hoje, a floresta pede socorro. Restam apenas 7% da vegetação original, segundo levantamentos, via satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Fundação SOS Mata Atlântica. A contenda homem-natureza é sentida de perto no sul da Bahia. A região é de contrastes, concentrando as áreas mais preservadas do país e, no sentido oposto, também as mais degradadas. Nós devemos ter orgulho por ter a maior floresta do mundo,mas estamos acabando com ela.

Antes da ação do homem



Depois da ação do homem




Poluição nos rios

Além da Mata Atlântica,o homem também está prejudicando os rios e mares do Brasil.Um exemplo é o rio Tietê em São Paulo, que antigamente já foi um rio limpo, potável e utilizado por várias pessoas. Hoje é um rio inutilizável e que cada vez está mais poluido. E o grande causador deste acontecimento é o ser humano.
Há vários projetos para conscientizar a população paulista para não jopgar lixo no rio Tietê e nós devemos também colaborar com estes projetos.

De acordo com o que vimos na pagina 295, o ser humano age de uma forma diferente quando se trata de uma ação pública. Se trata do meio ambiente, as pessoas lutam para conseguir o que desejam, e se tem esse desejo realizado, é gerado um prazer. Se as pessoas se unirem, para realizar ações que beneficiam a todos, aos poucos, com pequenos gestos conseguiremos limpar o mundo e faze-lo melhor. Pois nós somos os causadores de toda destruição.
Daniele Fabbri 4
Giovanna Marques 10
192

Um comentário:

  1. Olá meninas!
    Estou passando corrigindo e dando as notas!
    Espero postar o quanto antes as notas.
    Boa pesquisa!

    Prof. Lucas

    ResponderExcluir