QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ação Humana no Planeta - Desmatamento

Nós, alunas da 193, do Colégio Sagrado, iremos apresentá-los ao nosso trabalho de Filosofia, sobre o tema da Ação Humana no Planeta – Desmatamento. O trabalho contém um texto crítico criado por nós; imagens ilustrativas; um vídeo de conscientização; e um texto retirado de um site público.


Desmatamento. Você conhece essa palavra? Você pratica? Esperamos que não, isto não é correto.
O desmatamento é uma ação inadequada que destrói as florestas de todo o mundo, assim de um jeito ou de outro, os humanos estão destruindo o futuro do Planeta, acabando com qualquer tipo de vida ou possibilidade de vida para o futuro próximo. Todos nós devemos evitar ao máximo este tipo de ação, para tentar ajudar não apenas os humanos, mas todos os seres vivos: plantas, animais, que vão sendo devastados e extintos a cada minuto.
Você sabe disso, não? Este é um dos assuntos mais conhecidos e falados por todo o mundo. E por que o homem continua praticando? Ele pratica para conseguir lucros, conseguir ser destacado por este mercado capitalista que “sufoca” a todos nós. Com cada vez mais indústrias, o ser humano precisa de mais matérias-prima, que são extraídas da natureza... E qual é a sua opinião sobre isto? Você acha correto? O que você faria para mudar? Bem, a nossa você já sabe! Então faça a sua parte e ajude o planeta, porque ele precisa muito de você!







Agora veja a nossa pesquisa e um video que irá te ajudar a compreender e a pensar sobre o assunto:

"As florestas são o habitat mais rico e diversificado do planeta. Entretanto, são elas as maiores vítimas do 'progresso' - se assim podemos chamar - do homem. As florestas tropicais do mundo estão sendo dizimadas a uma velocidade impressionante. Todo ano, 4 a 5 milhões de hectares são completamente destruídos. Isso significa que, a cada minuto, 12 a 20 hectares desaparecem do mundo diariamente. Além disso, uma espécie de animal extinta a cada meia hora. Isso acontece por causa das necessidades do homem em obter matéria-prima, pensando apenas no benefício imediato que isso lhe trará. Algumas das madeiras de lei fornecidas pelas árvores das florestas tem um valor comercial alto. Com a tecnologia moderna, nunca foi tão fácil cortar as árvores das florestas. Máquinas pesadas, como tratores e guindastes, são capazes de devastar grandes porções de floresta com muito mais eficiência do que com os antigos machados. Mas há outras razões por detrás do desmatamento, além da extração de madeira. Os países em desenvolvimento precisam de mais estradas, represas, diques, canais, rede elétrica, tubulações para saneamento. Hoje, em poucos meses, pode-se converter uma grande extensão de floresta em enormes plantações ou fazendas de gado. O desmatamento é também uma forma de se obter espaço, 'limpar a terra', para depois utilizar a mesma para outro fim."
TEXTO RETIRADO DO SITE: http://www.grupoescolar.com/materia/desmatamento.html
AUTOR DESCONHECIDO




Como não conseguimos baixar o vídeo do site Youtube, segue o link para que possam assisti-lo:
http://www.youtube.com/watch?v=w96xbcMkxWU
ASSISTAM, VALE A PENA!
Esperamos que tenham gostado e que tenham aprendido algo a mais sobre o Desmatamento.
Beijos, e obrigada por lerem!
Ana Carolina Bottaro e Beatriz Sarris

2 comentários:

  1. Muito bom Ana e Bia!!!
    Gostei da pesquisa, ficou bem completo o assunto!
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Professor.
    Que bom que tenha gostado!
    Beijos

    ResponderExcluir