QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lama --> Energia

Uma lama que antes era desperdiçada e jogada no mar causando um leve impacto ambiental, agora terá uma nova utilidade; milhões de toneladas serão aproveitadas de forma mais produtiva e que não causará danos ao meio ambiente.

O projeto visa, criar uma Unidade de Tratamento de Sedimentos de Dragagem, que será instalada ainda este ano no município gaúcho do Rio Grande, ou seja em Porto do Rio Grande.

A dragagem consisiste no processo de aspiração da lama no solo oceânico a fim de manter a profundidade para permitir a navegação. A ideia é de utilizar os sedimentos retirados da dragagem para a utilização como fonte alternativa de energia ecológicamente sustentável.

O projeto está tendo o apoio financeiro da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do Porto do Rio Grande e da Fundação Universidade Rio Grande do Sul (Furg).

Quando surge uma nova forma de energia renovável no Brasil e no mundo, é sempre um grande avanço na tecnologia, que nos dias atuais está trabalhando muito para que possa existir um futuro rico em recursos naturais. Como a energia fornecida pelo petróleo não é renovável e polui de forma exessiva o meio ambiente,''abrindo um buraco'' na camada de ozônio de nosso estimável Planeta Terra e aumentando a nossa exposição aos raios UV liberados pelo Sol.
Energia renovável é sempre algo bom, pois com os recursos da Terra sendo utilizados de forma predátoria e não sustentável , algum dia eles virão a se extinguir. Há uma previsão de que os recursos da Terra podem não ser suficientes para a atual população mundial em 50 anos, e estima-se que o número de seres humanos pode passar de quase 7 bilhões para 9,5 bilhões. Ou seja, em um futuro não muito distante é provável que nossos recursos não sejam suficientes para todos.

Grupo:

Helena Navarro - nº06

Luca Fasciolo - nº09

Milena Rodrighero - nº18

Acesse a notícia original AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário