QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sustentabilidade


Novo estudo afirma: ação humana na natureza piora aquecimento global

Um novo estudo aponta que a ação humana no planeta deverá liberar mais gases do efeito estufa, agravando ainda mais o aquecimento global.

Os dados, baseados em oscilações naturais das temperaturas entre os anos 1050 e 1800, indicam que uma elevação de 1 grau Celsius na temperatura aumenta a concentração atmosférica de dióxido de carbono em 7,7 partes por milhão.

Isso está bem abaixo das estimativas recentes de 40 partes por milhão, o que causaria efeitos climáticos ainda mais dramáticos – como secas, incêndios florestais, inundações e elevação do nível dos mares.

A concentração atmosférica de CO2 já passou de 280 partes por milhão antes da Revolução Industrial para 390 partes por milhão. O último grande relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, em 2007, incluía poucas avaliações sobre o ciclo de retroalimentação do carbono.

Os especialistas fizeram 220 mil comparações dos níveis de dióxido de carbono – aprisionado em minúsculas bolhas nas camadas anuais de gelo antártico – em relação às temperaturas inferidas a partir de fontes naturais, como os anéis das árvores ou os sedimentos lacustres acumulados ao longo dos anos entre 1050 e 1800.

Turismo Sustentável e Ecoturismo

Todos sabemos que o turismo é uma das atividades que mais exploram e modificam a natureza para receberem bem o turistas.

Muitos pensam que Turismo sustentável e ecoturismo possuem o mesmo significado, porém não é bem assim.

-Turismo Sustentável: é a maneira de fazer turismo sem devastar a natureza do local, sem menosprezar as culturas que habitam o lugar e sem alterar por completo a infra-estrutura. Assim este tipo de turismo consegue atender o meio econômico, social e o ambiente. O objetivo principal é não devastar o ambiente.

-Ecoturismo: é o turismo que explora os ecossistemas em seu estado natural, ou seja, quando os turistas vão para suas viagens em busca de diversão com a natureza, no meio natural, mesmo assim há uma preservação neste tipo de turismo, pela onstante chegada de turistas nestes meios . Mas tem como principal objetivo o lucro.

Atualmente o Brasil vem aderindo à esta ideia de turismo sustentável, mesmo havendo o predomínio do ecoturismo. Hoje em dia existem muitos projetos e algumas cidades já adotaram esse tipo de turismo como Bonito.

Bibliografia:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/turismo-sustentavel-o-que-e-turismo-sustentavel/

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/01/28/51502-novo-estudo-afirma-acao-humana-na-natureza-piora-aquecimento-global.html

João Luiz 11

Matheus 22

Lucas

194

Nenhum comentário:

Postar um comentário