QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ato de alguns, Ato de muitos: Ações Coletivas

Neste projeto interdisciplinar, procuramos relacionar o capitalismo com o meio ambiente, tentando explicar como podemos praticar a sustentabilidade nos dias atuais. Segue abaixo o texto que produzimos visando esse sistema:

Não é pelo trabalho que sempre vamos conseguir o resultado esperado, mas sim pela vontade de pôr em prática aquilo que desejamos, sem ter a certeza se o ato alcançará os devidos objetivos. Arriscar seria o propósito. Em prol da sociedade, porém, quando colocamos em prática aquilo que é incerto, inseguro, e talvez pouco provável que aconteça, as pessoas acabam sendo pouco persistentes e já deixam de lado a vontade de realizar, e partem para o trabalho, uma ação que certamente trará certos benefícios de interesse á população.
Esse é um dos motivos, entretanto, que hoje nos vemos em uma situação de extremo desespero no mundo. Todos os dias os noticiários de TV, os jornais e outros meios de comunicação revelam que a ruim atuação humana no planeta está cada vez mais crítica. Há, logicamente, aqueles que tentam algum meio de melhorar aquilo que já foi destruído, mais esses são apenas exceções. "A interferência do Homem no meio-ambiente, de forma indiscriminada, na exploração e beneficiamento dos recursos naturais trouxe conseqüências positivas em termos de desenvolvimento, melhoria no atendimento humano em todos os aspectos, mas os efeitos negativos refletem-se nas catástrofes vivenciadas, implicando no comprometimento da vida sustentável e saudável para as espécies." O mundo atual está mesmo escravo das máquinas, da tecnologia e do capitalismo. E isso traz mais retirada de matéria-prima, poluição, destruição da natureza e, conseqüentemente aquecimento global, desequilíbrio no clima, falta de recursos naturais, entre outros. Se nada acontecer, se o ser humano não se conscientizar que o trabalho somente beneficiará as pessoas e não a natureza, a situação se tornará cada vez mais desesperadora, a ponto de um dia, tudo acabar. Até onde isso chegará? Terá mesmo um fim? O ser humano deve agir agora. Não é possível que toda a tecnologia existente baste somente para ajudar o capitalismo, ela deve ser usada em benefício da natureza, a fonte do capitalismo. Somente assim podemos reverter essa situação.



Segue o link que fundamentou nossa pesquisa:
Colocamos abaixo um poema que tem relação ao nosso tema:

Meio Ambiente
Desde o início, tudo mudou
O meio ambiente, já se transformou,
Tapamos nossos olhos, para não ver
Tudo que está acontecendo
Não queremos perceber
Animais famintos, outros extintos
As florestas mudaram
Muitas árvores derrubaram.
O povo consumista, não quer saber
A natureza pede ajuda,
Sem ninguém pra socorrer
A mata está sufocada
As pessoas ficam caladas
Fábricas, fumaças...
Dinheiro sujo, só desgraça.
Temos que agir,
O mundo vai cair
Talvez caia em cima de nós
E ninguém escutará nossa voz.
Caroline M. Costa
Produzido por:
Philipi Caselatto Narciso de Abreu Lopes nº 18
Thais Ieno Ambariantz nº22
Turma 192

Um comentário:

  1. Muito boa a produção de texto da dupla!
    Fiz algumas alterações!
    Boas férias.

    Prof. Lucas

    ResponderExcluir