QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Poluição nos Rios




Hoje em dia, os rios das cidades estão muito poluidos, e os mesmos tem uma função muito importante no meio ambiente. Suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que estragam a qualidade da água e afeta o organismo dos seres vivos.
Esse processo vai desde simples saquinhos de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais pesados (mercúrio, cromo, chumbo) e detergentes.A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios.
O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.
Talvez mais perigosa do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que jogam toneladas e mais toneladas de produtos químicos diretamente nos rios, sem qualquer processo de filtragem.

A exploração de ouro nos rios da Amazônia, por exemplo, usa o mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio, depois de usado, é jogado diretamente nos rios, matando grande quantidade de peixes e plantas. Com isso, nem os seres vivos dos rios podem sobreviver, nem o homem pode usar a água para beber, tomar banho ou regar plantações.
Para Contribuir Para Evitar A Poluição dos Rios:

1-Não jogue lixo nas águas dos rios.
2-Não canalize esgoto diretamente para os rios.
3-Não desperdice água, em casa ou em qualquer outro lugar.
4-Observe se alguma indústria está poluindo algum rio e avise as autoridades sobre a ocorrência.

Caio Flávio dos Santos 03 194

Nenhum comentário:

Postar um comentário