QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

A atuação do ser humano no planeta Terra

Ao ler a pagina 295 do livro didático da escola, percebemos que o ser humano age muitas vezes de forma incorreta com o meio ambiente e depois tenta consertar com políticas de reciclagem, despoluição... coisas que não teriam necessidade de existir se não houvesse uma exploração intensa dos recursos naturais renováveis ou não da Terra. Aqui vão alguns exemplos de poluição ao meio ambiente:
Poluição do ar


A principal causa desta poluição é causada por fábricas principalmente mas, pode ser causada também por automóveis e veículos a vapor.
Causa muitas doenças desde resfriados a contaminações pulmonares que podem causar a morte.
Poluição da água




Muitas vezes o homem não percebe que está acabando com algo essencial na vida de todos os seres na terra: a água. Os rios, que são fonte de água potável para os seres racionais beberem e assim sobreviverem, muitas vezes são poluidos.

Recentemente, uma empresa que procurava petróleo na região do Golfo do México, derramou óleo no mar, o que afetou o ecossistema que ali existia. A empresa agora busca soluções para o retirada do óleo do oceano antes que se espalhe por todo o continente. Concluimos que esta empresa deveria trabalhar com este material no oceano apenas quando tiver total segurança de que isso não afete o meio ambiente.





Desmatamento da Floresta Amazônica



Como a Floresta Amazônica goza de uma grande quantidade de recursos naturais, e como vivemos em uma sociedade capitalista, onde para que o desenvolvimento ocorra é preciso matéria prima, ela é muito explorada com cortes de árvores apesar das campanhas de replantação, e um dia estes recursos vão acabar.Por isso devemos ter uma concientização maior por parte do governo e das escolas.




Construindo um mundo melhor

Em diversos rios de alguns países, ocorrem processos de despoluição dos rios. Um exemplo é o rio Guandu, Rio de Janeiro (foto ao lado).
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro está investindo muito para que o rio Guandu fique limpo, com o objetivo de usar essa água, e para a despoluição desse rio, que ocorrerá por meio de reduzir a emissão do esgoto, primeiramente, e depois desviar o rio de seus três afluentes mais contaminados. Além disso irão concientizar as pessoas para o não desperdicio de água. Assim com vários litros de água sendo desviados , vai fazer diferença.





Também existem processos de replantação de árvores por parte de algumas empresas como a Ypê onde quando você compra um produto, uma árvore é plantada.




Procure e assista os seguintes vídeos que tratam sobre temas discutidos nesta postagem, no site do youtube, se for de seu interesse: Fantástico sobrevoa mancha de óleo no Golfo do México; Queimadas thiaggu; Coreia mostra como é possível salvar rios.


Vamos fazer um mundo melhor!!!


Giuliano Tanganeli e Leonardo Nishimoto n° 11 e 13 turma: 192

Nenhum comentário:

Postar um comentário