QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Agricultura intensiva reduz aquecimento global

Um estudo realizado em Washington concluiu que de modo geral, a intensificação da agricultura ajudou a retirar o equivalente a 600 bilhões de tonelada de CO2 da atmosfera – cerca de um terço de toda a emissão de gases-estufa entre 1850 e 2005.
Essas emissões foram reduzidas e aumentou o rendimento das plantações, porém, foi necessário aumentar a quantidade de defensivos agrícolas, fazendo com que os gases estufa derivados da manufatura desses defensivos, também aumentassem. No entanto segundo a matéria, isso é compensado pelas emissões que são evitadas ao se deixar terras cultiváveis sem manejo.
Estudos realizados na Áustria contestam esta conclusão pois não leva em consideração os efeitos tóxicos dos defensivas na saúde dos agricultores, a degradação do solo e o sofrimento animal.
David Pimentel da Universidade de Cornell, uma autoridade em agricultura orgânica, também contesta este estudo, pois, experimentos de mais de 20 anos em produções de milho e soja, consomem 30% menos energia de combustíveis fosseis ao mesmo tempo que joga carbono no solo.


Fonte: Folha.com - 16.06.2010 22h56

Um comentário: