QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sociedade de consumo

Desde os primórdios da humanidade, este ser chamado: ‘‘humano’’, vem com o intuito de enriquecer, lucrar. Este objetivo, ultrapassa barreiras, pois desafia a mãe natureza explorando-a e extraindo dela seus produtos naturais que tanto quer.
Ao longo dos anos este ser conseguiu realizar o seu objetivo. Lucrou, e lucrou muito.

Mas, para toda ação há uma reação, e esta foi a de poluir o meio ambiente.

Após anos e anos de lucro e investimentos, o ser humano continua poluindo e destruindo o meio ambiente, mesmo tendo consciência de suas ações errôneas.O que faz com que vivemos numa sociedade de consumo.

Onde as principais características desta sociedade são:
. Para a maioria dos bens, a sua oferta excede a procura, levando a que as empresas recorram a estratégias de marketing agressivas e sedutoras que induzem o consumidor a consumir, permitindo-lhes escoar a produção.
. A maioria dos produtos e serviços estão normalizados, os seus métodos de fabricação baseiam-se na produção em série e recorre-se a estratégias de obsolescência programada que permita o escoamento permanente dos produtos e serviços.
. Os padrões de consumo estão massificados e o consumo assume as características de consumo de massas, em que se consome o que está na moda apenas como forma de integração social.
. Existe uma tendência para o consumismo (um tipo de consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional).

Felizmente, por volta de 30, 40 anos atrás, o ser humano vem mudando a sua forma de pensar e agir.Novos movimentos também surgiram com o intuito de conscientizar a população mundial de como utilizar corretamente os recursos naturais.
Mas ainda há um longo caminho a percorrer.Pois vivemos numa sociedade que se encontra numa etapa avançada de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos.

Texto Crítico
Podemos concluir que o ser humano vive em uma sociedade de consumo, onde o mau uso dos recursos naturais e a falta da consciência ambiental para estes, são seus produtos.
O fazer do homem está ligado diretamente ao seu agir. Pois o seu agir ‘‘vive’’ em torno de uma ‘‘ideia’’ maior, que é a de lucrar.
Motivado por esta, ele começa a transforma-la e adaptá-la para executa-la.
Esta relação entre o agir e o fazer da sociedade de consumo é vista por muitos como incorreta,pois poucos são favorecidos perante este sistema capitalista, consequentemente afetando o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário