QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

PODEMOS MUDAR...

Como todos sabemos, a ação capitalista momentânea do homem faz com que ele aja sobre a natureza sem pensar que um dia ela acabará, aja sem pensar nas gerações futuras, aja para obter lucro!
Contudo, foram criadas organizações para deter esses capitalistas. Um exemplo é o GreenPeace, e iremos contar um pouco sobre o trabalho do mesmo.

O GreenPeace é uma organização não-governamental espalhada por 42 países. Atua internacionalmente em campanhas dedicadas à preservação de florestas, clima, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos e energia renovável. As campanhas procuram chamar atenção da mídia para denunciar os infratores, ou seja, confrontando-os e constrangendo-os e, dessa forma, já conseguiram muitas vitórias para o meio ambiente.

À seguir, o link de um vídeo das ações do GreenPeace no mundo:

http://www.youtube.com/watch?v=zVu9eawb1QY

No Brasil, atuam principalmente na Floresta Amazônica, onde é constante o desmatamento e a extinção de animais silvestres. E agora, o link de outro vídeo, mas esse é sobre a ação do GreenPeace no Brasil:

http://www.youtube.com/watch?v=g_noFBKdo6k

E, caso você tenha algum interesse a mais, segue o site do GreenPeace:

http://www.greenpeace.org/brasil

Segue agora, uma reportagem especial sobre o Greenpeace de onde fundamentamos nossa pesquisa. Um pequeno resumo da organização.

GREENPEACE

O Greenpeace é uma Ong (Organização Não-Governamental) que atua em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sua sede está estabelecida na Holanda, no entanto, possui departamentos dispersos por todo o globo.
Sua atuação está vinculada à preservação da natureza em âmbito global. Para a manutenção de suas ações utiliza de recursos financeiros que são provenientes de doações oriundas de cidadãos comuns, uma vez que essa não se submete a aceitar verbas oferecidas por governos ou empresas.
O Greenpeace realiza ações ousadas em nome da natureza, por exemplo, fica entre caçadores de baleias e os animais, permanecem em pequenas embarcações na frente de grandes navios que pretendem lançar lixo em oceanos, além de entrar na frente de tratores destinados ao desmatamento.
O Greenpeace foi criado em 1971, no Canadá, hoje conta com cerca de três milhões de colaboradores financeiros. O trabalho da Ong é de mobilizar as pessoas quanto às questões ambientais através de suas atuações inusitadas, a corrente ideológica desse grupo consiste na desobediência civil e atos sempre presenciais.
O modo extravagante da Ong é proposital, pois chama a atenção dos meios de comunicação de massa, dessa forma expõe o poluidor que geralmente é uma empresa e se preocupa com sua imagem.
Dentre as várias ações praticadas pelo Greenpeace muitas obtiveram resultados satisfatórios, as que mais se destacam são: fim dos testes atômicos no Alasca e no Oceano Pacífico, meta de tempo para fim à caça de baleias e proteção permanente da Antártida.

POR: Eduardo de Freitas

RETIRADO DO SITE:
http://www.brasilescola.com/geografia/greenpeace.htm



Esperamos que tenham gostado e se interessado pelo assunto!
Isabela Martins e Maria Paula 193

Um comentário:

  1. Olá meninas!!
    Muito criativa a pesquisa de vocês.
    Faltou somente uma referência à reportagem e eu tomei a liberdade de fazer.
    Boas férias.

    Prof. Lucas

    ResponderExcluir