QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Empresas emitem quase 89 milhões de toneladas de gases estufa

Levantamento inédito no Brasil aponta que em 2009 um grupo de 35 grandes empresas, que representa 4% do total de emissões no país, foi responsável pela emissão de quase 89 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente. De acordo com o levantamento, a indústria de transformação lidera em emissões com 89%, seguida pelo setor de mineração (10%).
Os dados fazem parte do Inventário Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa, lançado hoje (22), em São Paulo, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira.
O estudo foi feito sob a coordenação do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (Gvces), em parceria com o World Resources Institute (Instituto Mundial de Recursos), organização norte-americana que foi a primeira a formular ferramentas de gestão para a economia de baixo carbono.
Para o coordenador do projeto, Mário Monzoni, a transparência desse grupo de empresas, que resolveu divulgar a quantidade de emissão de gases que causam o efeito estufa, significa “um passo de excelência empresarial de um movimento grande de sustentabilidade”. A expectativa dele é que o número de empresas participantes cresça a cada ano. Entre as companhias integrantes do inventário estão a Petrobras, o Banco do Brasil, a Alcoa, Ambev, Furnas Centrais Elétricas, Natura e Souza Cruz. As ações do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas fazem parte do programa internacional de normas de gestão ambiental, o GHG Protocol, integrado à Política Nacional de Clima e ao cumprimento da meta estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), ocorrida em Copenhague, em dezembro do ano passado. Para a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, a iniciativa vai ajudar no “processo de discussão da Política Nacional de Mudança Climática”. Ela lembrou que os países desenvolvidos já adotam esse tipo de gestão ambiental transparente.


TEXTO CRÍTICO

 
A emissão desses gases são prejudiciais ao meio ambiente e até a nossa própria vida, então por isso estas empresas deveriam se conscientizar e achar algum jeito de acabar ou diminuir a emissão desses gases.
É muito bom que sejam feitas estas pesquisa e essas divulgações da quantidade de gases emitidos, pois assim podemos controlar e tentar diminuir isto.
Empresas que geralmente costumam emitir uma alta quantidade de gás carbônico, concordaram em mostrar o número de emissão do gás, podendo assim controlar melhor a quantidade. Esse não é um grande passo, mas mesmo sendo pequeno, tem grande importância pois as próprias empresas poderão controlar melhor a quantidade de gás carbônico que produzem, respeitando a política internacional do clima.
Feito por: Lucas Zanella e Gabriel Rios
Turma 193

Um comentário:

  1. Olá!!
    Antes de qualquer coisa, obrigado pela postagem.
    Ao ler percebi que faltaram algumas coisas no trabalho, inclusive o nome!!
    Um pouco mais de atenção na próxima!
    Boas Férias!!

    Prof. Lucas

    ResponderExcluir