QUEM PESQUISA SEMPRE ENCONTRA!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Aquecimento Global - A interferência humana no planeta

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Globais (IPCC, na sigla em inglês) o aquecimento global é inequívoco e há mais de 90% de certeza científica de que as alterações no clima são intensificadas pelas atividades humanas. Para chegar a essa conclusão, o IPCC avaliou 577 trabalhos científicos, descrevendo cerca de 80 mil séries de dados, que mostram modificações significativas como recuo de geleiras, alterações de volumes de água em rios, lagos e oceanos. Assim como mudança no comportamento de peixes, aves, mamíferos e outras espécies animais e espécies vegetais.

Segundo diversos estudos, a temperatura média no planeta subiu cerca de 0,7ºC ao longo do século 20, assim como esse aquecimento vem ocorrendo de maneira mais rápida nos últimos 25 anos. A temperatura subiu em velocidade quatro vezes maior do que a média desde 1850.

É interessante registrar que tanto as causas naturais como àquelas atribuídas às atividades humanas estão contempladas nos modelos usados pelos cientistas para reproduzir, de modo geral, a curva de evolução das temperaturas do século 20. Verificou-se que as forçantes antrópicas são o fator dominante entre os anos 1970-2000. Por outro lado, se as modelagens usassem apenas as causas naturais (solar e vulcânica) o cenário provável seria um resfriamento e não um aquecimento global.

Essas informações são fruto da evolução da ciência do aquecimento global, que cresceu bastante nos últimos 20 anos. Com isso as projeções das mudanças climáticas estão cada vez mais saindo do terreno especulativo. Atualmente, o IPCC trabalha com vários modelos que tentam explicar a evolução do clima do sistema terrestre (seu passado e presente) e, em um cenário em que as simulações para o futuro apresentam maior confiabilidade. Contudo é importante entender que as projeções dos modelos climáticos têm muitas limitações, o que não devem ser impedimento para tomadas de decisões e implementação de medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


Texto Crítico:

O aquecimento global é evidente e as atividades humanas são mais de 90% da causa desse desastre. O mundo está sendo destruído por nós e se continuarmos assim, logo logo toda essa beleza natural não existirá mais e as gerações futuras não farão bom proveito da vida nesse planeta. Devemos cuidar do nosso planeta pois ele é nosso único lar, e está se desfazendo!
A ação humana pode ajudar as pessoas em si, mas não o mundo, e de que adianta destruir o mundo se é onde nós vivemos? Temos que parar pra pensar em todo o mal que estamos causando! Algumas pessoas simplesmente não conseguem ver, e só vão se dar conta quando o grande estrago já estiver feito!

Luiza Villanova

Thaís Almada

191

Um comentário:

  1. Acredito que vocês poderiam ter desenvolvido mais o texto crítico a partir da pesquisa que realizaram. Mesmo assim está muito bom.

    Prof. Lucas

    ResponderExcluir